O EVENTO

APRESENTAÇÃO

          Mato Grosso será palco do I Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção - Algodão Brasileiro no período de 09 a 11 de novembro de 2021 no Cenarium Rural, em Cuiabá – MT. 

          O Brasil possui uma das agriculturas mais pujantes do mundo, sob o aspecto quantitativo considerando-se a área ocupada com cada uma das espécies cultivadas e o volume da produção. Dentre as espécies cultivadas destacam-se a soja, o milho e o algodão.

 

          Considerando a relevância destas culturas para o Produto Interno Bruto Brasileiro, é importante que o sistema soja – milho – algodão seja sustentável. Portanto, há necessidade de que o setor agrícola disponha de informações relevantes sobre o manejo dos principais fatores que podem influenciar a produção agrícola, como as pragas, doenças, plantas daninhas e a fertilidade do solo, contribuindo, desse modo, para que se possa alcançar uma agricultura sustentável e, consequentemente, preservar o meio ambiente.

 

          Atualmente é importante ressaltar a necessidade de se aumentar de forma significativa a produção de alimentos, fibras e energia para atender à crescente demanda da população do globo.

 

          Nesse sentido, esse Simpósio proporcionará de forma mais dinâmica e abrangente a discussão dos problemas relacionados aos sistemas intensivos de produção. Essas discussões serão voltadas para um conjunto de tecnologias, conhecimentos e estratégias de atuação que possibilitem o manejo adequado das pragas, doenças e plantas daninhas visando reduzir o impacto ambiental bem como discutir práticas agronômicas como rotação de culturas, Sistema Plantio Direto, adequação dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo.

 

          Estas são práticas indispensáveis quando se pensa numa agricultura equilibrada econômica e ecologicamente. 

Presidente

Luiz Gonzaga Chitarra – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Algodão

 

Vice - Presidente

Jonas Guerra – Guerra Consultoria  (In memoriam)

 

Tesoureiro

André Luis Rossoni – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Agrossilvipastoril

 

Secretário

Fernando Mendes Lamas – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Agropecuária Oeste

Membros:

- Silvio Túlio Spera - EMBRAPA Agrossilvipastoril

- Rafael Major Pitta – EMBRAPA Agrossilvipastoril

- Ana Luiza Dias Coelho Borin – EMBRAPA Algodão

- Alexandre Cunha de B. Ferreira – EMBRAPA Algodão

- Álvaro Salles – IMA mt

- Márcio de Souza – IMA mt

- Márcio Portocarrero – ABRAPA

- Rafael Galbieri – IMA mt

- Carlos Luiz Milhomem de Abreu - FUNDAPER

COMISSÃO ORGANIZADORA