GUY_edited.jpg

Guy de Capdeville

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado profissionalizante em proteção de plantas e um mestrado “Stricto Sensu” em Fitopatologia pela mesma universidade. Concluiu o PhD em Plant Pathology pela Cornell University dos EUA e Pós-doutorado pela Universidade de Wargeningen (Holanda) em citogenética vegetal. Trabalha com biotecnologia de culturas energéticas como o Dendê, a Macaúba, a Cana de Açúcar e o Pinhão Manso. Foi pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia por 10 anos e o Chefe Geral da Embrapa Agroenergia. Atualmente é Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa. 

Paulo Afonso Ferreira

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso no Campus Universitário do Araguaia. Possui graduação em Agronomia, especialização em Proteção de Plantas, mestrado e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, Proteção de Plantas e Nematologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e identificação de fitonematoides, controle biológico, utilização de plantas antagonistas, fertilizantes mineral e organomineral no controle de fitonematoides. 

Foto Ieda Mendes.jpg

Iêda de Carvalho Mendes

Agrônoma formada  pela UnB  Universidade de Brasília (1987) com  doutorado em Soil Science pela Oregon State University (1997). É pesquisadora da Embrapa desde 1989 e trabalha na Embrapa Cerrados. Sua área de pesquisa é Microbiologia do Solo. Participou dos trabalhos que culminaram com o lançamento das estirpes SEMIA 5080 e SEMIA 5079 em 1993 e que são utilizadas até hoje no inoculante comercial de soja. Como resultado dos estudos de seu grupo com bioindicadores, foi desenvolvida a tecnologia Embrapa  de bioanálise de solo (BioAS), que consiste na agregação de duas enzimas do solo, às análises de química de solos. Com a BioAS o agricultor brasileiro pode monitorar a saúde de seu solo, sabendo exatamente o quê avaliar, porquê avaliar, como avaliar, quando avaliar e principalmente, como interpretar o que foi avaliado.

José Eloir Denardin-Embrapa Trigo.JPG

José Eloir Denardin

Graduado em Agronomia, pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1974. Mestre em Hidrologia Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1978. Doutor em Solos e Nutrição de Plantas, pela ESALQ-USP, em 1990. Pesquisador da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS, desde abril de 1976, na área de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Coordenador de projetos de P&D, de abrangência regional, nacional e internacional, em Manejo e Conservação do Solo e da Água. Foi Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Trigo no período de 1999 a 2004 e, a partir de agosto de 2020, reassumiu este cargo. Foi consultor da FAO, em Moçambique, no tema Manejo e Conservação do Solo e da Água.

Exerceu o cargo de diretor do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, na gestão 2005/2006. Foi revisor científico e editor assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo e revisor científico da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Revista Scientia Agraria, Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, Journal of Seed Science e International Journal of Plant & Soil Science. Ocupou o cargo de coordenador adjunto do Fórum Estadual do Solo e da Água do Rio Grande do Sul, no período de 2002 a 2005. Foi agraciado com o Prêmio Nacional por Excelência da Embrapa e, na área do conhecimento em que desenvolve suas atividades como pesquisador, foi homenageado em 12 oportunidades. Possui mais de 300 publicações em revistas nacionais e internacionais indexadas, revistas técnicas, capítulos de livros, livros editorados, documentos, boletins de pesquisa e circulares técnicas impressos e online e, entre outras, trabalhos em eventos técnicos e científicos.

Fabiano Perina Foto Algodao.tif

Fabiano Perina

Engenheiro Agrônomo há 13 anos, Mestre e Doutor em Fitopatologia, atua com pesquisas sobre Manejo de Doenças do Algodoeiro há 8 anos, na Embrapa Algodão -  na região Oeste da BA.

Edson Jr - IMAmt.jpeg

Edson R. de Andrade Junior

Eng. Agrônomo pela UFMT (2006), Mestre em Agricultura Tropical pela UFMT (2009) e Doutor em Agricultura Tropical pela UFMT (2018). Desde 2008 Pesquisador do Instituto Mato-Grossense do Algodão IMAmt, responsável pelo Departamento de Proteção de Plantas, onde estão todos os trabalhos relacionados a Plantas Daninhas, manejo de herbicidas, resistência de plantas daninhas, eliminação dos restos culturais do algodoeiro, entre outros.

Foto Evaldo K Takizawa_edited.png

Evaldo Kazushi Takizawa

Engenheiro Agrônomo graduado pela  ESALQ – USP, em 1990. Atuou entre os anos de 1990 à 1995 como gerente técnico numa propriedade de produção de grãos e algodão em Ituverava/SP, executando atividades da gestão rural na Agropecuária Maeda, Em 1995 fundou a Ceres Consultoria Agronômica Ltda, sediado na cidade de Primavera do Leste/MT é uma empresa que contribuiu com a formação de mais de 200 profissionais do agronegócio através do programa de residência agronômica. 

A Ceres mantém um campo experimental registrado junto ao MAPA e há mais de 25 anos serve as regiões do Cerrado Brasileiro, em que acumulou mais de 3 milhões de hectares de consultoria em diversas culturas como soja, milho, algodão, sorgo, painço, braquiárias,forrageiras, coberturas vegetais, girassol, mamona, feijão caupi, feijão comum e gergelim. 

Rubem_edited.png

Rubem Cesar Stauddt

Engenheiro Agrônomo graduado em 1991 - UFMS Dourados MS. Trabalhou na Copasul Navirai MS de 1991-1997 - Departamento Agronômico. Sócio proprietário da Astecplan Ltda, empresa de Consultoria nas culturas de algodão, soja, milho e feijão, atuando 1987 até 2020 nos estados de MS é MT, com empresa sediada em Chapadao do Sul MS. Atualmente atua exclusivamente com Astecplan na região do Parecis  MT com sede em Campo Novo do Parecis MT. Membro do GBCA - Grupo Brasileiro dos Consultores de Algodão

Guilherme Rolim.jpg

Guilherme Rolim

Pesquisador no Instituto Mato-Grossense do Algodão IMAmt, com graduação em Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), mestrado em Entomologia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutorado em Entomologia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência na área de Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo integrado, ecologia, biologia e resistência a inseticidas de pragas do algodoeiro com ênfase em bicudo-do-algodoeiro.

FSAdegas.JPG

Fernando Storniolo Adegas

Engenheiro Agrônomo, com Mestrado em Fitotecnia/Plantas Daninhas – ESALQ/USP e Doutorado em Agronomia/Plantas Daninhas – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Especialização em Mecanismo de Ação de Herbicidas – Purdue University (USA)

Pesquisador Visitante – Colorado State University (USA)

Pesquisador da área de Plantas Daninhas da Embrapa Soja, com enfoque em resistência a herbcidas e manejo sustentável de plantas daninhas, nos diferentes sistemas de produção de grãos.

Alexandre Pisone.png

Alexandre Pisoni

Engenheiro agrônomo e Especialização em produção vegetal pela UCEFF de Santa Catarina.

Mestrado e doutorando em Fitotecnia (Ênfase em herbologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador Regional de Fitossanidade da SLC Agrícola.

Leandro Zancanaro.jpg

Leandro Zancanaro

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou na Fundação MT de 1997 a 2021 como pesquisador.

ROSELI CHIACHINI.jpg

Roseli Muniz Giachini

Produtora Rural em Mato Grosso, consultora, Engenheira Agrônoma, formada em 1990 pela UFMS. Especialista em Produção e Tecnologia de Sementes pela Universidade de Lavras, Mestrado e Doutorado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Mato Grosso, Membro da Diretoria do GAAS – Grupo Associado de Agricultura Sustentável e Coordenadora Educacional do movimento Agroligadas

Valdinei.jpg

Valdinei Sofiatti

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas (2002), tem mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Desde  2006 é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA . Tem experiência nas áreas de Fitotecnia, com ênfase em sistemas de produção, manejo e controle de plantas daninhas, tratos culturais e mecanização agrícola.

Fernando Lamas.jpg

Fernando Mendes Lamas

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, 1978; Mestre em Fitotecnia – Manejo do Algodoeiro pela Universidade Federal de Viçosa, 1988; Doutor em Agronomia – Produção Vegetal – Manejo do Algodoeiro pela UNESP-Jaboticabal, SP, em 1997. Entre 1980 e 1983 – Extensionista Rural da Empaer-MS; entre 1983-1997 – Pesquisador da Empaer -MS, trabalhando com manejo do algodoeiro. A partir de 1997, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, trabalhando com sistema de produção do algodoeiro em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Atualmente concentra seus trabalhos de pesquisa em Sistema Plantio Direto e Manejo do Algodoeiro. Foi chefe- Adjunto de P&DI e Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste. Entre fevereiro de 2015 e março de 2017 foi Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar do Governo de Mato Grosso do Sul. É autor de artigos científicos publicados em diversas revistas nacionais e internacionais, de capítulos de livros e outros tipos de publicação, a sua maioria sobre temas ligados à cultura do algodoeiro. 

Alfredo.png

Alfredo Riciere Dias

Graduação em Agronomia (2008), Mestrado em agronomia na área de produção vegetal com foco no manejo de doenças (2013). Pesquisador responsável pelo setor de Fitopatologia da Fundação Chapadão (2009 a 2020). Atualmente pesquisador de Fitopatologia na Desafios agro,  atuando no co-desenvolvimento dos defensivos (fungicidas) e novas tecnologias por meio de testes de eficácia e praticabilidade agronômica. Atuando também junto aos produtores, consultores em recomendações de manejo fitossanitário com o foco em doenças, respeitando as boas práticas agrícolas.

Foto Celito_algodão.jpeg

Celito Eduardo Breda

Formado Engenheiro Agrônomo pela UPF de Passo Fundo - RS em 1988.

Trabalhos de Consultoria Agronômica desde 1992. E em pesquisas agrícolas desde 2005.

(Círculo Verde Assessoria Agronômica & pesquisa - Sócio proprietário)

Sócio proprietário da CPM Agrícola, desde 2000, com produção na Bahia e Piauí.

Diretor da Abapa.

Membro do GTMR - Grupo Técnico de manejo de resistência do Mapa.

ROBSON_edited.jpg

Robson Luiz da Silva

Engenheiro Agrônomo Especialista em nutrição e fertilidade de solo. Consultor Grupo Mizote.

Paulo Fetsch.jpeg

Paulo Fetsch

Gerente de produção da Scheffer e Cia. Técnico Agrícola (cursando agronomia). Há 22 anos trabalhando com algodão em Sapezal.